quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Customização em sandálias

Quer dar uma repaginada nas suas sandálias???

Olha só esse passo a passo, utilizando tecido. Fica muito linda!!!

Fonte:http://emefialhoartesanato.blogspot.com

Almofada para carro

Achei essa idéia legal no site: http://blog.betzwhite.com/ é ótimo para o conforto das crianças.

Aqui está o tutorial em desenho de como fazer essa almofada aproveitando uma calça usada. No site explica direitinho.

Customização em Bolsas

Aproveitando bolsas simples para customizá-las.

1º Passo: Vire-a ao avesso.

2º Passo: Alfinetar.

3º Passo: Costurar.

Pode ser utilizada dos dois lados.

Ficou linda!

Fonte:http://blog.betzwhite.com

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

bemvinda1

Selinho que ganhei

Quero agradecer à amiga blogueira Cíntia Maciel do blog “ Meu blog de Mimos”por este lindo selinho. Valeu

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mousse de Gelatina

Ideal para quem quer economizar tempo e dinheiro na cozinha. A sobremesa ideal para sua mesa e seu bolso: simples, bonita e muito econômica.

Ingredientes da Receita:

2 caixas de gelatina de uva ou outro sabor de sua preferência
1 copo (americano) de leite morno
10 pedras de gelo

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador a gelatina e o leite, acrescentando as pedras de gelo uma a uma. Leve ao congelador por cerca de 10 minutos ou até endurecer. Rendimento: 10 porções.

Extraído da revista Sabor de Casa.

Dicas para divertir as crianças nas férias

Durante os meses de férias nem todo mundo pode viajar.

O que fazer com a turminha que está em casa e com energia de sobra para gastar? A coordenadora pedagógica do Colégio Kepler, Jane Maia elaborou dicas interessantes de brincadeiras educativas e que custam quase nada.

Piquenique

Que tal fazer um piquenique? Passeios ao ar livre são importantes para a garotada entrar em contato com a natureza, brincar com outras crianças, desenvolvendo a sociabilidade. Leve o lanche pronto (com direito a cesta de piquenique e toalha xadrez) e faça-o embaixo de alguma árvore.  (Não esqueça de aproveitar a oportunidade para ensinar recolher o lixo depois de lanchar!).

Sessão cinema

Cinema em casa é outra coisa que a criançada adora. Principalmente nos dias de chuva. Prepare uma sessão de cinema em casa. Deixe a sala mais escura, alugue Dvds divertidos e chame alguns amigos e primos. Complete a festa com muita pipoca e refrigerante. Com certeza a própria garotada dará ótimas opções de filmes, faça a escolha com eles.

Acampadentro

Acampamento dentro de casa. Arme uma barraca dentro do quarto das crianças, sala ou jardim. Dentro dela, a criançada pode colocar tapetes, almofadas, som... Dá para fazer um delicioso lanche para comerem dentro da barraca. O que vale mesmo é soltar a imaginação!

Festa do Colchão

Se não tem barraca, não importa...Transforme o quarto com vários colchões no chão. Deixe a brincadeira rolar solta, nessa noite em especial vale dormir bem tarde e enquanto o sono não vem cada um é chamado para contar histórias para os demais ou fazer mímicas.

Mestre Cuca

Leve as crianças para cozinhar. Com a supervisão de um adulto, escolha o cardápio. Faça pratos fáceis... (Como brigadeiros, macarrão, saladas). Com certeza eles vão curtir a brincadeira. E aproveite para ensinar a limpar tudo depois de terminar de fazer a refeição.

Pintando o Sete

Escolha uma parede da casa ou do quintal para a criançada soltar a imaginação. Com tinta, pincel, giz de cera, deixe as crianças pintarem a vontade. Não esqueça de estabelecer que a “arte” foi liberada somente no local escolhido.

Fonte: Redação Lead Comunicação

Férias Ecológicas: aproveite seu passeio sem agredir o meio ambiente

Dicas para fazer uma viagem ecologicamente correta

Quem está acostumado a viajar sabe que fazer o dever de casa antes de partir é a melhor maneira de tornar sua viagem uma experiência agradável – e de respeitar as pessoas e o meio ambiente.

Chegar ao seu destino pode ser exaustivo, portanto vale a pena equipar-se com um pouco de conhecimento natural antes de viajar. É aconselhável tomar 1.500 mg de vitamina C algumas horas antes do vôo, para se proteger dos germes no ar condicionado do avião.

Fuso horário: como se acostumar com a mudança do relógio

● Tome ginseng siberiano uma semana antes de pegar o avião e durante vários dias depois. Pode ajudar o corpo a se adaptar mais depressa à diferença de fusos horários.

● Pense em tomar um suplemento de melatonina – o hormônio que ajuda a regular o ciclo do sono.

● A bordo, beba bastante água, porque o ar reciclado dentro do avião é muito desidratante. Evite bebidas gasosas, que podem provocar gases quando o avião mudar de altitude.

● Movimente-se para evitar o risco de trombose nas veias profundas. Em intervalos regulares, caminhe e faça exercícios simples de alongamento.

● Tente dormir durante as horas que correspondem à noite em seu destino.

● Se o ruído incomodar, use tampões no ouvido. O barulho dos motores a jato durante uma viagem longa pode aumentar o cansaço.

● Use sais reidratantes uma ou duas vezes durante o vôo e novamente quando chegar, para evitar câimbras, outro sintoma da desidratação.

● Tente evitar bebidas alcoólicas, pois elas contribuem para a desidratação.

Hotel  ecologicamente correto

● Para encontrar hotéis ecologicamente corretos, use a Internet. Alguns dos hotéis maiores têm listas de atividades em seus sites.

● Alguns hotéis grandes podem não se promover como ecologicamente corretos, mas lhe permitem poupar energia e água – por exemplo, pedindo-lhe que use a roupa de cama e banho por mais de uma noite. Além disso, apague as luzes e desligue o aquecedor – ou ar-condicionado – quando sair do aposento.

Férias e passeios ecológicos

Essa modalidade de férias permite explorar a beleza do ambiente natural ou ganhar uma compreensão maior de culturas sem contribuir para a sua destruição.

● Confira as credenciais da agência que organizou a excursão: contate a empresa, converse com agentes de viagem e consulte a Internet.

● Pergunte se a empresa emprega pessoal local e usa os serviços locais nas comunidades que visita.

● Descubra se as acomodações são apropriadas para as condições locais. Você ficará em hotéis ou pousadas de proprietários locais ou em hotéis de cadeias internacionais?

● A experiência de outros viajantes e truristas pode ser preciosa, portanto entre nos sites de bate-papo na Internet - os guias de viagem têm listas de alguns dos melhores.

Consumo Consciente

Em alguns países, saber o que comprar e quanto pagar pode ser uma questão complicada. Para não explorar a população local ou o meio ambiente, faça uma pesquisa antes de viajar e exercite o consumo consciente. Para se certificar de que não está, sem querer, incentivando o comércio de animais em risco de extinção, não compre:

* Marfim

* Tartaruga

* Couro de répteis

* Peles de animais

* Alguns corais e conchas

Fonte: Salve o meio ambiente

Bombinhas de chocolate

Lembram a infância feliz. Sucesso garantido com as crianças e os adultos. São leves e podem ser feitas em tamanho grande, como uma sobremesa, mas prefiro apresentá-las pequeninas, ou seja, cabem em uma mordida. Melhora a culpa e dá para provar as outras opções de doces da mesa. Mas é claro que você pode comer quantas quiser, até saciar o desejo. O problema é que ela tem de ser saboreada no mesmo dia, para ficar perfeita. Como quase tudo de gostoso na boa cozinha.

60 ml de água
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
30 g de manteiga
2 ovos
50 g de farinha de trigo
Ponha a água, o açúcar, o sal e a manteiga para ferver. Adicione a farinha e mexa até soltar da panela.Tire do fogo e bata na batedeira até esfriar. Ainda batendo, coloque os ovos um a um. Coloque a massa num saco de confeitar e faça pequenas bombinhas em cima de um tabuleiro forrado com papel-manteiga. Asse em forno médio (180ºC), por 15 minutos, até ficarem douradas. Não abra o forno enquanto assa. Isso faz com que as bombinhas murchem.
Recheio
500 ml de leite
4 gemas
100 g de açúcar
40 g de maisena
4 gotas de essência de baunilha
150 g de chocolate meio amargo
Aqueça o leite. À parte, misture as gemas e o açúcar, a maisena e a baunilha. Coloque um pouco do leite nesta mistura. Volte com a mistura para o restante do leite que está na panela e mexa até engrossar.
Derreta o chocolate em banho-maria e misture ao creme. Reserve.
Cobertura
300 g de chocolate meio amargo
130 g de manteiga
20 g de glucose (gel de brilho)
25 ml de óleo
Derreta a manteiga e adicone o chocolate até derreter. Quando frio, adicione a glucose e o óleo. Abra as bombinhas e recheie com o creme. Acrescente a cobertura e deixe-a secar. Rendimento: 50 unidades

Fonte:http://www.selecoes.com.br/revista/3041/Sabor-de-Casa.html

Decoração e Reciclagem

Esta estante foi feita com gavetas velhas pintadas.02-05-2009drawersafter

Este caixote patinado foi utilizado para colocar vasos de plantas.

IMGP0336

Pufs de garrafa pet. Foram utilizadas 32 garrafas.uva5

1631464pufe-vi 

A chita está na moda!!!!

Esse quadro foi feito com isopor encapado de chita.

ISOPOR COM CHITA DA ROSANE

Almofadas de chita.

341416192_fbb2c2c915

Decoração da parede de chita.

decorar-paredes-3

Jogo americano de juta e chita.

 TEAR8

Vidrinho com balinhas de chocolate. Ótimo para presentear.

2899843709_115f00152d_m

Latas Recicladas

Esta é de Nescau pintada com tinta a base de água e decorada com fuxicos.

3033803559_80094778d4

Este joguinho é para pia de cozinha. Foram utilizadas uma lata de Nescau, uma lata de Neston e uma latinha de doces. Ficou muito fofo!

AMZ8OZSCAVFFBI4CAKXZ1JPCAX7CLYZCAQVSNXICAIZW3W2CA0BPBQ0CATL2XUVCA0KWHU3CAL3J3FICALBGI3SCARR8L0ACAGOGI8WCATR91VICAOQF7SACAQTV0V8CA9GJLERCAQZHLF2CAJMXA0Y

Este abaju foi feito utilizando duas latinhas de Nescau ou algum outro achocolatado e uma garrafa pet azul( deve ser de água mineral). Maravilhoso!

RECICLADOS-IIblog espaço uniarte

Latinhas de Neston recicladas e pintadas. Servem de vasos de plantas. Linda idéia!

Picture_1

Acho essa escada maravilhosaaaaaaaaaaaaaa.

2924247484_9fb29986b9_o 

Abajus

Nesse abaju, a criadora utilizou uma garrafa vazia de vinho e na cúpula foram utilizados filtros de café. Ficou muito charmoso.

abajur-1

Esse foi feito com a parte de cima da garrafa pet.

Three Bottle Lights_thumb[2]

Pote de sorvete reciclado com feltro. Virou uma linda caixinha de costura.

2716089909_32a687a672 

Lista telefônica velha, foi transformada em um porta-lápis.

 porta_lapis_de_lista_telefonica_aptterapy

porta_lapis_de_lista_telefonica_aptterapy2 

Tapete mosaico em formato de flor. Foi feito com pedacinhos de EVA.

mosaico

Rolinhos de Papel.

Com o rolinho de papel toalha foi feito esse suporte para fios revestido com tecido.Uma idéia muito criativa!

rolodepapel

Já esse porta pincéis foi feito com rolinhos de papel toalha e papel higiênico.

rolo03 

Essa revisteira foi feito com rolinhos de jornal e envernizado

revisteiro 

Fonte: Essas imagens foram retiradas de vários sites da internet, que estavam salvas em meu computador. Algumas estão com os créditos outras não. Nenhuma foi de minha criação.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Tranforme seus vasos de plantas

Achei linda essa idéia. O vaso que era simples ficou perfeito!!!

Torta de Banana da Fazenda

12 bananas nanicas grandes
12 colheres (sopa) de farinha de trigo
12 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de canela em pó
2 ovos
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga

Corte as bananas em fatias no sentido do comprimento. Prepare uma farofa com os ingredientes secos. Em outro recipiente, misture os ingredientes molhados. Unte e enfarinhe uma forma de bolo.
Montagem: Forre o fundo da forma com uma camada de bananas e cubra com uma porção da farofa. Repita a operação formando camadas sucessivas - a última camada deve ser de farofa. Despeje por cima os ingredientes molhados já misturadinhos. Leve ao forno médio até assar. Faça o teste do palito para verificar se a torta já está no ponto.

Fonte:http://casadachris.uol.com.br/receitas_materia.php?id=170

Faça belos artesanatos com CDs que você não utiliza mais

Reaproveite CDs velhos para decorar sua casa com economia e criatividade

Você arrumou sua estante e separou muitos CDs velhos que nunca mais foram usados para jogar fora? Então veja nossas dicas para reutilizar os CDs como objetos de decoração baratos e criativos ou faça belos artesanatos com ele e revele seu lado de artista plástica!

Faça arte no quarto de adolescentes com CDs que ele não ouve mais
CDs velhos podem ser utilizados para fazer uma bela decoração de parede para o quarto do seu filho adolescente. Prenda os CDs com tachas e use-os para criar uma borda decorativa no teto ou na metade superior de uma parede. Ou deixe seu próprio filho usá-los para emoldurar os pôsteres de suas bandas favoritas.

CDs são ótimos para aparar a cera de velas decorativas
Você sempre deve usar castiçais especificamente criados para aparar a cera derretida das velas. Mas, se não houver nenhum deles por perto, o CD pode servir em situações de emergência. Certifique-se de que seja uma vela curta que fica de pé sozinha, com fundo plano. A vela também deve ser ligeiramente maior que o buraco do CD, para que se fixe. Ponha o castiçal feito de CD numa superfície firme e resistente ao calor e não descuide, pois com fogo não se brinca, como já dizia nossa mãe.

Vasos decorados com CD
Você está procurando um vaso decorado original e barato? Deixe um CD no forno em temperatura baixa, sobre uma assadeira de metal, até que ele fique mole. Usando luvas de proteção, modele cuidadosamente o CD a seu gosto. Feche o buraco colando o fundo em outra superfície, como um prato plano, com cola epóxi ou cola de PVC. Não use o vaso decorado com CDs para armazenar alimentos.

Use CDs como refletor na entrada de casa
Esqueça aqueles pavorosos refletores laranja. Faça pequenos furos num CD velho e o parafuse na caixa de correio ou em um pedaço de pau e enterre-o no chão. Instale vários deles para iluminar o caminho escuro da entrada de casa.

Faça desenhos com círculos perfeitos
Você precisa desenhar um círculo perfeito? Nem pense em recorrer a xícaras ou a compassos complicados. Todo CD proporciona dois tamanhos de círculo: passe o lápis em volta do buraco interno ou da circunferência externa.

Artesanato: faça um móbile com CDs
Móbiles que refletem a luz do Sol são lindos de se ver, e tudo de que precisamos para fazê-los são dois CDs. Cole-os com os lados brilhantes para fora. Passe um fio de lã ou cordão colorido pelo buraco e pendure na janela. O prisma oferecerá um belo espetáculo de luz em sua sala.

Brinquedos Reciclados: faça um peão usando apenas um CD
Transforme o CD velho num divertido brinquedo para as crianças (e para os adultos também!). Com uma faca, faça dois cortes, um de frente para o outro, no buraco do CD. Introduza uma moeda grande nos cortes e gire o CD pela borda.

Faça um relógio de ponteiro com CD
Transforme o disco compacto num mostrador original para mecanismos de relógio vendidos em lojas especializadas. Pinte e decore um lado do CD e deixe secar. Escreva ou use adesivos para criar os números na borda. Depois, acople os mecanismos ao CD.

CDs como descanso de mesa ou aparador
Os CDs podem ajudar a evitar aquelas horríveis marcas de copo na mesa. Basta cortar um pedaço redondo de feltro para cobrir o CD e colá-lo no lado opaco do disco, de modo que o lado brilhante fique para cima quando você usar o descanso. Além de bonita, sua mesa permanecerá sem riscos e manchas.

Recuperar CDs
Há inúmeras formas de fazer artesanato e artes plásticas utilizando CDs velhos ou que você não utiliza mais. Porém, e se você gosta muito daquele CD ou há dados importantes nele, mas ele está arranhado? É simples concertar o seu CD: primeiro limpe-o bem com um pano que não solte fiapos ou sabão neutro e um pouco de água. Segure o CD pela borda, para não deixar marcas de dedo. Limpe do meio para as extremidades, não em movimentos circulares. Se o CD continuar pulando, experimente consertá-lo com pasta de dentes (que não seja gel). Ponha um pouco de pasta na ponta do dedo e esfregue-a suavemente em todo o CD. Use toalha de papel úmida para remover a pasta e seque também com toalha de papel. O abrasivo da pasta poderá suavizar o arranhão. Também é possível usar cera para automóvel na arranhadura.

Extraído do livro Economize Fácil.

Um Especial Sobre Remédios Caseiros

Por Claudia Rodrigues

Lembra daquela colher de mel que a sua avó lhe dava para acalmar a tosse? Com alguns ingredientes simples do armário da cozinha, ela conseguia preparar remedinhos eficazes para todo tipo de indisposição, não é verdade?

E a maioria dos brasileiros – estima-se que 70% da população – ainda recorre a fórmulas de família. Isso não quer dizer que essas substâncias naturais deixem de ter efeitos colaterais, por isso tome cuidado ao usá-las e escolha o remédio tradicional adequado. Até a Organização Mundial da Saúde estimula a integração dos tratamentos tradicionais à medicina convencional, desde que sua eficácia e segurança sejam comprovadas. Eis o que aprendemos com alguns médicos que costumam complementar suas receitas com tratamentos caseiros:

Resfriados, tosse e congestão nasal

Para quem vive resfriado, o Dr. Geraldo Agusto Gomes, otorrinolaringologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, indica um chá de limão, mel e gengibre. “Já foi constatado cientificamente que soluções feitas com esses componentes associados causam alívio significativo dos sintomas”, afirma. O suco de limão, rico em vitamina C, estimula o sistema imunológico. Mas o Dr. Geraldo adverte que crianças com menos de 2 anos, pessoas com mais de 65, portadores de HIV ou aqueles que sofrem de doenças pulmonares crônicas ou cardiopatias não devem fazer uso de remédios caseiros sem orientação médica prévia.

“O tomate, assim como a laranja, é rico em vitamina C”, diz a nutricionista Marina Poletti Romano, da Associação Brasileira de Nutrição. “Tomar suco de um ou de outro ajuda no fortalecimento da imunidade. A vitamina C é um importante micronutriente; ela atua como antioxidante e reduz a suscetibilidade a infecções.” E fazer uma infusão com folhas de manjericão santo também funciona contra resfriados e gripes, além de combater a febre. Este chá tem ação anti-inflamatória e propriedades antialérgicas, que combatem a asma também. “Coloque as folhas na água fervida e abafe por 15 minutos”, explica ela.

A cúrcuma também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Para isso, pode-se consumir uma pitada misturada ao leite, à água ou como condimento nas refeições. “Atribui-se à cúrcuma efeito antioxidante, antimicrobiano e fungistático, sendo também demonstrada atividade antiparasitária, antiulcerogênica e hepatoprotetora. Por provocar diminuição da proliferação celular maligna, a cúrcuma apresenta até atividade antitumoral”, explica Elisabete Blanc, professora de Imunologia do curso de Medicina da UFRJ.

Já para o nariz entupido, o Dr. Geraldo tem uma receita simples de solução salina. “A mais versátil e segura é a solução isotônica, que pode ser preparada com um litro de água fervida, uma colher de sobremesa de sal grosso e uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio. Ela pode ser usada três vezes ao dia, com instilações de 10 ml em cada narina, feitas com uma seringa.”

E os gargarejos com água morna e sal ajudam a aliviar a irritação da garganta. “Misture uma colher de sopa de sal a um litro de água morna. Esta solução é antisséptica e promove uma limpeza mecânica da boca e da garganta”, ensina o otorrino Elgson Medeiros, da Clínica de Diagnóstico de Otorrinolaringologia de Florianópolis, que clinica há 27 anos.

A inalação de vapor é outra boa maneira de limpar as vias respiratórias bloqueadas. “Tanto a abundante lavagem nasal com soro fisiológico como o vapor úmido ajudam a fluidificar as secreções e facilitar sua eliminação. Gotas de óleo de eucalipto na vaporização podem provocar sensação de alívio, mas deve-se ter cuidado pois o eucalipto causa irritação das mucosas nasais e paranasais”, diz a Dra. Elisabete.

Acne e cuidados com a pele

No dia a dia, a pele costuma ficar obstruída pela poeira e poluição, principalmente em quem usa muita maquiagem. O tratamento adequado é importante para uma aparência saudável. A Dra. Luiza Soares Guedes, mestre em Dermatologia pela UFRJ, adianta que o primeiro passo é a boa limpeza com sabonete neutro. “A temperatura da água depende do tipo de pele – peles mais oleosas se beneficiam da água morna, que é desengordurante. Já uma pele seca pede água fria, para proteger do ressecamento excessivo.”

Uma receita simples para a pele é aplicar leite ou iogurte com mel. “O ácido láctico presente no leite tem propriedade hidratante e clareadora. Possui ação queratolítica, que promove a renovação celular e a hidratação da pele”, diz a médica acupunturista Patricia Vieira, professora da Associação Brasileira de Fitoterapia. “Com­pressas de leite frio auxiliam em casos de queimadura de sol, aliadas à hidratação oral à base de sucos e água de coco”, acrescenta a Dra. Luiza.

Especialistas concordam que os vários tipos de pele exigem cuidados diferentes. “Para quem tem tendência a acne, o ideal é uma máscara adstringente e refrescante como a de pepino, que pode ser aplicado em rodelas ou ralado, durante 20 minutos, ou chá com flor de calêndula, folhas de sálvia e flor de sabugueiro”, sugere a Dra. Patricia.

Creme para a pele de aveia e mel

Outro bom agente de limpeza da pele é a aveia, que tem efeito esfoliante, nutritivo e hidratante. “Misture farinha de aveia com mel para obter uma pasta consistente e potencializar o efeito. Deixe por 20 minutos, massageie com a ponta dos dedos em movimentos circulares e depois lave”, diz Patricia. “Teste antes a mistura em um pequeno ponto da pele para evitar irritação”, recomenda.

“Chá de camomila gelado ou rodelas de pepino diminuem equimoses ou hematomas – são úteis, tanto para olheiras como depois de procedimentos dermatológicos”, diz Luiza. “O morango fresco possui vitamina C e mucilagens que hidratam a pele, bem como ácido elágico, que tem ação antioxidante. E a uva deve ser amassada com casca, para aproveitar melhor os polifenóis, potentes antioxidantes”, revela Patricia.

Para eliminar o mau cheiro nos pés, a Dra. Luiza recomenda uma mistura com água, vinagre de maçã e sal grosso – tem propriedades antissépticas e pode ser utilizada duas vezes ao dia. “Junte dois copos de 200 ml de água, uma colher de sopa de sal grosso e duas colheres de sopa de vinagre de maçã. Aplique nos pés e entre os dedos. Depois seque bem a região para remover toda a umidade”, aconselha ela.

Dores e entorses

Se você sofreu uma entorse, contusão muscular ou lesão nas articulações e quer se tratar em casa, a melhor maneira de aliviar as dores é repousar, manter uma inclinação de 30 graus na parte do corpo afetada e usar gelo. Se for sair, é indicado usar uma tornozeleira. Quem recomenda é o fisioterapeuta e acupunturista Alberto Bastos, supervisor do Serviço de Acupuntura do Instituto Municipal de Medicina Física e Reabilitação Oscar Clark, no Rio de Janeiro. A aplicação de compressa fria reduz o inchaço ao diminuir o fluxo de sangue para a área da lesão, e a recuperação tende a ser mais rápida.

Presidente da Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas da seccional MS, o Dr. Carlos Ruas Filho, de Mato Grosso do Sul, concorda que o melhor procedimento é a crioterapia, aplicação de gelo na área afetada nas primeiras 24 a 48 horas. Depois da fase aguda, o Dr. Carlos Ruas recomenda a compressa de água quente, que alivia a dor, aumenta a flexibilidade, diminui a rigidez das articulações e melhora a circulação.

Seja por causa de longas horas no computador ou como resultado de uma pequena lesão, a dor nas costas pode tornar a vida terrível. Para preparar um remédio caseiro eficaz, faça um cataplasma com gengibre moído ou ralado sobre um pano e aplique no local afetado para reduzir o espasmo muscular e, com isso, a dor. “O óleo de gengibre, por ser vasodilatador, propicia relaxamento muscular e diminui a dor em caso de lombalgias”, diz o Dr. Carlos.

Náusea, acidez e indisposição estomacal

Está enjoado ou com queimação? A Dra. Elisabete Blanc recomenda o chá de casca de cebola com uma folhinha de louro fervida por mais ou menos 5 minutos. Para aliviar a azia, faça um chá de espinheira-santa. Coloque uma colher de sopa da planta picada em um litro de água fervida para fazer a infusão.

Autora do livro O equilíbrio feminino, Maria da Conceição Pinho, ginecologista e obstetra da Clínica Médica da Família, em Salvador, costuma recomendar remédios caseiros simples para as grávidas que querem evitar produtos alopáticos. Para combater a azia, ela indica comer mamão, maçã ou figo e folhas cruas. Para problemas digestivos, deve-se evitar o leite e comer banana. “A banana acalma o intestino e melhora a acidez por conter pectina”, diz ela. Para o mal-estar digestivo, a receita é chá de erva-doce.

E em casos de enjoo na gravidez, tanto a ginecologista e homeopata Claudia Mara Abdala, da Maternidade Nossa Senhora de Fátima, em Curitiba, quanto o Dr. Alberto Bastos recomendam mastigar gengibre.

Cuidados bucais

Para quem sofre de sangramento das gengivas, o Dr. Paulo Gonçalo Pinto dos Santos, professor de Periodontia e Implantodontia da UERJ, adianta que mastigar alimentos como cenoura, maçã, pera ou outras frutas com casca ajuda na remoção da placa bacteriana. Ele também recomenda massagear as gengivas com o dedo a cada escovação, com a ajuda de uma gaze. “A massagem promove a irrigação sanguínea, o que fortalece e protege a gengiva”, explica ele. O Dr. Paulo também ressalta que, mesmo com esses cuidados caseiros, em casos de sangramento, deve-se procurar um especialista, principalmente quem tiver diabete, problemas cardíacos e as grávidas. Ele diz ainda que a boa escovação e o uso do fio dental e do passa-fio são fundamentais.

Diabete e colesterol alto

Para os idosos que sofrem de colesterol alto ou diabete, o tratamento deve começar em casa. Professor de Medicina da USP, o Dr. Antônio Carlos Lerário afirma que uma alimentação rica em fibras, que inclua polpas de frutas e saladas cruas e brotos (que são pouco calóricos e pobres em gorduras e carboidratos), é essencial para reduzir o nível de glicose no sangue e o colesterol. “Polpas de frutas têm a vantagem de possuir carboidratos com menor índice glicêmico, que torna a absorção pelo aparelho digestivo mais lenta, além de não conterem colesterol. Em alguns casos, também possuem fibras alimentares. E, se a casca é palatável, melhor não descartá-la.

O médico Roberto Boorhem, presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia, acrescenta que o feno-grego pode ser útil para conter o avanço da diabete. “O feno-grego é uma leguminosa. Deve-se deixar sementes de molho durante a noite e consumir diariamente de 10 a 15 gramas nas refeições. Esta semente é rica em pectina, aminoácidos e hidroxiisoleucina, que tem efeito estimulante sobre a secreção da insulina. Por isso, ajuda a corrigir o nível de glicose no sangue.”

Boorhem recomenda ainda o consumo de um a três dentes de alhos crus por dia para controlar o nível do colesterol.

Todos esses médicos concordam que os remédios caseiros nem sempre podem substituir a visita ao consultório. Os remédios naturais podem trazer alívio temporário, mas não conseguem combater uma infecção mais grave, por exemplo. Ainda que seja só uma coriza, se os sintomas persistirem por alguns dias, e mesmo com os remédios naturais, está na hora de procurar um bom médico!

Dica de Livro:

1001 Remédios Caseiros

Postagem Temporária Utilizada para Detecção de Tema (ee8ce014-f86e-4af7-a85e-15a8cd998f4a - 3bfe001a-32de-4114-a6b4-4005b770f6d7)

Esta é uma postagem temporária que não foi excluída. Exclua-a manualmente. (56939ff0-daab-4f92-9ca2-17505e8485cd - 3bfe001a-32de-4114-a6b4-4005b770f6d7)