segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Faça belos artesanatos com CDs que você não utiliza mais

Reaproveite CDs velhos para decorar sua casa com economia e criatividade

Você arrumou sua estante e separou muitos CDs velhos que nunca mais foram usados para jogar fora? Então veja nossas dicas para reutilizar os CDs como objetos de decoração baratos e criativos ou faça belos artesanatos com ele e revele seu lado de artista plástica!

Faça arte no quarto de adolescentes com CDs que ele não ouve mais
CDs velhos podem ser utilizados para fazer uma bela decoração de parede para o quarto do seu filho adolescente. Prenda os CDs com tachas e use-os para criar uma borda decorativa no teto ou na metade superior de uma parede. Ou deixe seu próprio filho usá-los para emoldurar os pôsteres de suas bandas favoritas.

CDs são ótimos para aparar a cera de velas decorativas
Você sempre deve usar castiçais especificamente criados para aparar a cera derretida das velas. Mas, se não houver nenhum deles por perto, o CD pode servir em situações de emergência. Certifique-se de que seja uma vela curta que fica de pé sozinha, com fundo plano. A vela também deve ser ligeiramente maior que o buraco do CD, para que se fixe. Ponha o castiçal feito de CD numa superfície firme e resistente ao calor e não descuide, pois com fogo não se brinca, como já dizia nossa mãe.

Vasos decorados com CD
Você está procurando um vaso decorado original e barato? Deixe um CD no forno em temperatura baixa, sobre uma assadeira de metal, até que ele fique mole. Usando luvas de proteção, modele cuidadosamente o CD a seu gosto. Feche o buraco colando o fundo em outra superfície, como um prato plano, com cola epóxi ou cola de PVC. Não use o vaso decorado com CDs para armazenar alimentos.

Use CDs como refletor na entrada de casa
Esqueça aqueles pavorosos refletores laranja. Faça pequenos furos num CD velho e o parafuse na caixa de correio ou em um pedaço de pau e enterre-o no chão. Instale vários deles para iluminar o caminho escuro da entrada de casa.

Faça desenhos com círculos perfeitos
Você precisa desenhar um círculo perfeito? Nem pense em recorrer a xícaras ou a compassos complicados. Todo CD proporciona dois tamanhos de círculo: passe o lápis em volta do buraco interno ou da circunferência externa.

Artesanato: faça um móbile com CDs
Móbiles que refletem a luz do Sol são lindos de se ver, e tudo de que precisamos para fazê-los são dois CDs. Cole-os com os lados brilhantes para fora. Passe um fio de lã ou cordão colorido pelo buraco e pendure na janela. O prisma oferecerá um belo espetáculo de luz em sua sala.

Brinquedos Reciclados: faça um peão usando apenas um CD
Transforme o CD velho num divertido brinquedo para as crianças (e para os adultos também!). Com uma faca, faça dois cortes, um de frente para o outro, no buraco do CD. Introduza uma moeda grande nos cortes e gire o CD pela borda.

Faça um relógio de ponteiro com CD
Transforme o disco compacto num mostrador original para mecanismos de relógio vendidos em lojas especializadas. Pinte e decore um lado do CD e deixe secar. Escreva ou use adesivos para criar os números na borda. Depois, acople os mecanismos ao CD.

CDs como descanso de mesa ou aparador
Os CDs podem ajudar a evitar aquelas horríveis marcas de copo na mesa. Basta cortar um pedaço redondo de feltro para cobrir o CD e colá-lo no lado opaco do disco, de modo que o lado brilhante fique para cima quando você usar o descanso. Além de bonita, sua mesa permanecerá sem riscos e manchas.

Recuperar CDs
Há inúmeras formas de fazer artesanato e artes plásticas utilizando CDs velhos ou que você não utiliza mais. Porém, e se você gosta muito daquele CD ou há dados importantes nele, mas ele está arranhado? É simples concertar o seu CD: primeiro limpe-o bem com um pano que não solte fiapos ou sabão neutro e um pouco de água. Segure o CD pela borda, para não deixar marcas de dedo. Limpe do meio para as extremidades, não em movimentos circulares. Se o CD continuar pulando, experimente consertá-lo com pasta de dentes (que não seja gel). Ponha um pouco de pasta na ponta do dedo e esfregue-a suavemente em todo o CD. Use toalha de papel úmida para remover a pasta e seque também com toalha de papel. O abrasivo da pasta poderá suavizar o arranhão. Também é possível usar cera para automóvel na arranhadura.

Extraído do livro Economize Fácil.

4 comentários:

grace prestes disse...

Adorei as dicas, muito obrigado por dividilas com a gente.

Claudia disse...

Olá,
Adorei as suas sugestões para cd usados. Vc por acaso teria alguma sugestão para usá-los na decoração de festa infantil. Um grande abraço, e parabéns pelo seu lindo site. Claudia e-mail : capallu@yahoo.com.br.

Unknown disse...

"As dádivas feitas com carinho dobram de valor."
Amei... Parabéns
Divida sempre o seu valor, pois ele sempre se multiplicará, tenha certeza.
OBRIGADA

Cida disse...

Nossa que dicas ótimas,pois tenho vários cds que não ouço mais e vou recicla-los.Amei seu blog já estou te seguido não quero perder nada.
Passa la no meu cantinho
hptt:sonhosdeoutono-cida.blogspot.com
Ficarei muito feliz abraços.