segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Férias Ecológicas: aproveite seu passeio sem agredir o meio ambiente

Dicas para fazer uma viagem ecologicamente correta

Quem está acostumado a viajar sabe que fazer o dever de casa antes de partir é a melhor maneira de tornar sua viagem uma experiência agradável – e de respeitar as pessoas e o meio ambiente.

Chegar ao seu destino pode ser exaustivo, portanto vale a pena equipar-se com um pouco de conhecimento natural antes de viajar. É aconselhável tomar 1.500 mg de vitamina C algumas horas antes do vôo, para se proteger dos germes no ar condicionado do avião.

Fuso horário: como se acostumar com a mudança do relógio

● Tome ginseng siberiano uma semana antes de pegar o avião e durante vários dias depois. Pode ajudar o corpo a se adaptar mais depressa à diferença de fusos horários.

● Pense em tomar um suplemento de melatonina – o hormônio que ajuda a regular o ciclo do sono.

● A bordo, beba bastante água, porque o ar reciclado dentro do avião é muito desidratante. Evite bebidas gasosas, que podem provocar gases quando o avião mudar de altitude.

● Movimente-se para evitar o risco de trombose nas veias profundas. Em intervalos regulares, caminhe e faça exercícios simples de alongamento.

● Tente dormir durante as horas que correspondem à noite em seu destino.

● Se o ruído incomodar, use tampões no ouvido. O barulho dos motores a jato durante uma viagem longa pode aumentar o cansaço.

● Use sais reidratantes uma ou duas vezes durante o vôo e novamente quando chegar, para evitar câimbras, outro sintoma da desidratação.

● Tente evitar bebidas alcoólicas, pois elas contribuem para a desidratação.

Hotel  ecologicamente correto

● Para encontrar hotéis ecologicamente corretos, use a Internet. Alguns dos hotéis maiores têm listas de atividades em seus sites.

● Alguns hotéis grandes podem não se promover como ecologicamente corretos, mas lhe permitem poupar energia e água – por exemplo, pedindo-lhe que use a roupa de cama e banho por mais de uma noite. Além disso, apague as luzes e desligue o aquecedor – ou ar-condicionado – quando sair do aposento.

Férias e passeios ecológicos

Essa modalidade de férias permite explorar a beleza do ambiente natural ou ganhar uma compreensão maior de culturas sem contribuir para a sua destruição.

● Confira as credenciais da agência que organizou a excursão: contate a empresa, converse com agentes de viagem e consulte a Internet.

● Pergunte se a empresa emprega pessoal local e usa os serviços locais nas comunidades que visita.

● Descubra se as acomodações são apropriadas para as condições locais. Você ficará em hotéis ou pousadas de proprietários locais ou em hotéis de cadeias internacionais?

● A experiência de outros viajantes e truristas pode ser preciosa, portanto entre nos sites de bate-papo na Internet - os guias de viagem têm listas de alguns dos melhores.

Consumo Consciente

Em alguns países, saber o que comprar e quanto pagar pode ser uma questão complicada. Para não explorar a população local ou o meio ambiente, faça uma pesquisa antes de viajar e exercite o consumo consciente. Para se certificar de que não está, sem querer, incentivando o comércio de animais em risco de extinção, não compre:

* Marfim

* Tartaruga

* Couro de répteis

* Peles de animais

* Alguns corais e conchas

Fonte: Salve o meio ambiente

Nenhum comentário: