segunda-feira, 28 de julho de 2008

A CRIANÇA E O COMPUTADOR

DICAS PARA PAIS


Veja a seguir, 15 Coisas Simples que qualquer Pai ou responsável pode fazer para ajudar seus filhos a aprenderem mais.
01-Escute-os e preste mais atenção aos seus problemas ou probleminhas;
02-Leia com eles;
03-Conte-lhes histórias da família;
04-Limite seu tempo de ver televisão;
05-Tenha sempre livros e outros materiais de leitura espalhados pela casa;
06-Ajude-os a encontrar "aquelas palavras" no dicionário;
07-Motive-os a usar e consultar uma Enciclopédia;
08-Compartilhe suas histórias, Poemas e Canções favoritas com eles;
09-Leve-os à Biblioteca para que tenham seu próprio cartão de acesso aos livros;
10-Leve-os aos Museus e Lugares Históricos, sempre que possível;
11-Discuta as novidades do dia ou o que achar que mais interessante com eles;
12-Explore as coisas junto com eles e aprenda sobre plantas, animais, história e geografia;
13-Ache um lugar sossegado para eles estudarem;
14-Faça sempre uma revisão nas suas tarefas de casa;
15-Mantenha sempre contato com seus professores.
Fonte:U.S. Department of Education/Helping Your Child Get Ready For School series

quarta-feira, 23 de julho de 2008

segunda-feira, 21 de julho de 2008

sábado, 19 de julho de 2008

JAMAIS DEIXE...


MASSINHA DE LEITE NINHO




INGREDIENTES
• 1 lata de leite ninho
• 1 vidro de leite de coco
• 300g de açúcar refinado
• Confeitos coloridos
MODO DE PREPARO
1- Misture os três primeiros ingredientes.
2-Amasse bem como se fosse sovar uma massa.
3- Quando estiver bem homogênea (descolando das mãos), cada criança poderá fazer bonequinhos, carrinhos, animais... e enfeitar com os confeitos coloridos.
4- Se quiser fazer massinhas comestíveis coloridas é só usar anilina de cozinha.

BOMBOM ABERTO DE MORANGO





Ingredientes
- 1 caixinha de morangos picados
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 lata de leite condensado
- 1 barra de chocolate ao leite ou meio amargo
- 1 lata de creme de leite
Modo de preparo
1- Misture o leite condensado com a margarina e leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Reserve e aguarde esfriar.
2- Derreta o chocolate no microondas e acrescente o creme de leite, de modo a virar um creme bem homogêneo.
3- Espalhe o creme branco em uma travessa.
4- Acrescente os morangos picados.
5- Por cima dos morangos, coloque o creme de chocolate.
6- Coloque na geladeira até gelar.

ORAÇÃO DE CRIANÇA


Boa noite, querido Jesus!
Hoje queria contar ao Senhor uma coisa que anda me chateando.
Ser criança é bom demais. Gosto de brincar, pular, comer gelatina e assistir televisão. É claro que eu sei que também tenho que estudar bastante, mesmo preferindo ficar brincando com minhas coleguinhas. Fiz o dever de casa e depois fiquei colocando as roupas em minha Barbie. Foi bem legal! Ah, também tenho os melhores pais do mundo-são meus anjos da guarda aqui na Terra. Eles me buscam na escola, me levam pra passear e até me compraram um ursinho novo - o Puff! Mas sabe o que me deixou triste hoje? Pois é, eu fiquei sabendo que a Bia, aquela menina que senta atrás de mim na escola, não foi pra escola porque se machucou. Bem, isto foi o que falaram, mas a gente ficou sabendo de outra história. É que alguém andou judiando dela. Não sei bem o que aconteceu. Mas ouvi um papo de pessoas maldosas que machucaram ela. E parece que foi pra valer. Até ponto o médico teve que dar, e deve ter doído bastante.
Como alguém é capaz de fazer mal a uma criança? Como é que fica a consciência dessa gente? Pôxa, a gente é tão frágil e feliz que nem entende certas coisas, certos carinhos, alguns apertos e uma tal de "malícia" que andam falando por aí. Pior é quando gritam, batem com muita força ou ficam nos xingando de nomes feios. Outro dia foi com o Zé, aquele que todo dia vem me pedir lanche no recreio. Ele é bem pobrezinho, coitado. E sabe o que aconteceu? Chegou com um roxo bem grande no rosto. Lembra os óculos dele? Até isso tava quebrado. Me falaram que foi de bicicleta, mas ele nem tem uma. Daí, foi ele que me disse que apanhou do tio grandalhão que chegou bêbado em casa. Ele pediu para eu não contar pra ninguém porque senão ele ia apanhar ainda mais. Sabe, os pais do Zé morreram num acidente, e agora ele mora com esse tio bem estranho e muito bravo. Isso me deixou com tanto medo...
Eu sei que gente grande ama de um jeito diferente que gente pequena, mas desse jeito, eu fico até desconfiada de que tipo de amor é esse. Será que adulto que agride criança não fica com vergonha de ser assim? Imagine só que covardia usar a força bruta com essas pessoas inocentes. Nós não queremos mal pra ninguém, mas parece que alguns se aproveitam disso.
Ah, Jesus, eu não consigo nem pensar num negócio desse. É crueldade demais arrancar a idade de pelúcia dos sonhos de pessoinhas como eu.
Bem, eu já estou ficando com sono e tomando muito tempo Seu mas, antes, Senhor, eu só queria agradecer. Quero agradecer pela vidinha que levo junto com o papai, a mamãe, o Puff, e
pela proteção que vem do Céu. Mas cuide com carinho dessas crianças que não são tão felizes como eu. Faça elas entenderem que essa gente má um dia vai receber o que merece. E que esses meus amiguinhos, consigam dormir, sorrir, vencer e esquecer coisas assim porque eles também são filhos de Deus assim como eu sou filha Sua e assim somos todos herdeiros do Céu.
Boa noite, Senhor. Peço-lhe que fique sempre do meu lado o tempo todo.
Um beijo carinhoso,
Sua filinha.

TRÊS REGRAS BÁSICAS CONTRA ABUSO


Você deve conhecer as três regras de "segurança" e "sobrevivência" para a prevenção do abuso:
1- DIZER "NÃO"
2- AFASTAR-SE IMEDIATAMENTE!
3- CONTAR A ALGUÉM!

DICAS PARA OS PEQUENINOS CONTRA PEDOFILIA





NÃO DEIXE QUE ACONTEÇA COM VOCÊ.



Ninguém tem o direito de tocar as partes intimas do seu corpo. Diga não até mesmo a parentes e amigos que fizerem isso.


Os adultos não devem pedir que você guarde segredo daquilo que fazem juntos. Se alguém pedir que você guarde esse tipo de segredo, conte a seus pais, ao professor(a), ou a outro imediatamente.


Não permita que alguém tire fotografias suas, parcial ou totalmente sem roupa. Se alguém sugerir fazer isso ou lhe mostrar fotos de outras crianças nessa situação, fale para seus pais, professor(a) ou a outro adulto, imediatamente.


Nunca abra a porta para alguém, se estiver sozinho(a) em casa.


Nunca abra a porta para alguém que lhe ofereça presentes ou dinheiro.


Nunca diga a alguém pelo telefone que está sozinho(a) em casa, nem responda a perguntas.


Nunca entre na casa ou no carro de alguém sem autorização dos seus pais. Se alguém lhe disser: "Seu pai deixou", não acredite, pois pode ser perigoso.


Não é sua obrigação ajudar estranhos a procurar endereços, bicho de estimação, etc. É impróprio que os adultos procurem esse tipo de ajuda com as crianças.


Você deve saber usar o telefone numa emergência. Deve saber o número do telefone de sua casa e como usar os números de emergência. Peça para seus pais ensinarem você a fazer ligação de telefone público.


Você deve contar aos seus pais, ao professor(a) ou a um adulto se alguém fizer comentários tolos sobre sexo, mostrar figuras pornográficas ou fizer gestos obscenos (ou algum gesto que você não entenda).


Você deve contar a eles se alguém lhe oferecer presentes ou dinheiro.


Se alguma coisa acontecer com você, não tenha medo, procure alguém de sua confiança e conte tudo. Essa pessoa vai ajudar você!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

FELIZ SÁBADO!!!!!!













UM FELIZ SÁBADO A TODOS VOCÊS MEUS AMIGOS E AMIGAS!!!! AGORA VOU DESCANSAR UM POUQUINHO. DEIXAR DE LADO QUALQUER OUTRA ATIVIDADE E ME JOGAR NOS BRAÇOS DO MEU QUERIDO PAPAI DO CÉU.








quinta-feira, 17 de julho de 2008

É TÃO BOM BRINCAR!

BRINCADEIRAS DIVERSAS
QUEBRA-CABEÇA DE PALAVRAS
Material: papel cartão, pincel atômico, tesoura.Preparo: Escrever nas fichas recortadas (30cm X 15cm), palavras concernentes à lição, ou o versículo que se pretende ensinar. Recortar as fichas de diferentes maneiras, formando peças que posteriormente serão unidas.Desenvolvimento: As fichas serão distribuídas a todos os participantes, que a um dado sinal sairão à procura das partes que completam as palavras. Encontradas as partes, trabalha-se o significado das palavras. Esta atividade proporciona a formação de grupos para atividades posteriores.Variante: Para a classe do maternal e primários (que não sabem ler), pode-se utilizar figuras referentes ao assunto tratado.
JOGO DA MEMÓRIA
Material: papel cartão, figuras diversas duplas, cola e tesoura.Preparo: Montar cartões com as figuras (duplas) referentes ao assunto da lição, ou versículo.Desenvolvimento: Dispor as figuras no chão (viradas para baixo) no centro da sala, ou dividir a turma em grupos menores para a realização do jogo. Um participante dá o início, escolhendo duas figuras que serão desviradas. Caso ele encontre o par, poderá jogar novamente, se o par não for encontrado, a vez é passada para outro participante.Variante: O jogo pode ser elaborado com palavras, para as turmas maiores.
BOLICHE
Material: garrafas “pet”, 1 bola pequena, cartolina, durex, papel contact, pincel atômico.Preparo: Elaborar cartões com palavras da história, ou do versículo e colá-los nas garrafas. Passar o papel contact por cima, para proteger as palavras.Desenvolvimento: Os participantes farão uma fila e cada um deles terá a oportunidade de lançar a bola e tentar derrubar as garrafas. A garrafa que for derrubada deverá ser levantada e a palavra lida para todos. Depois que as crianças explorarem bem o jogo, deverá ser realizada a aplicação, ou seja, as palavras serão comentadas.Variante:Pode-se colocar nas garrafas, figuras em vez das palavras e as crianças terão que falar sobre as cenas.
SOPRA-SOPRA
Material: balões de assoprar, papel sulfite, canetas coloridas.Preparo: Escrever palavras em tiras de papel sulfite e colocá-las dentro dos balões.Desenvolvimento: As crianças deverão assoprar o balão até estourar. Em seguida, recolher as palavras e montar as frases concernentes à história, ou versículo.
HISTÓRIA DIFERENTE
Material: Tiras de cartolina, pincel atômico.Preparo: Escrever 5 substantivos concernentes ao assunto da aula nas fichas de cartolina. Dispor as crianças em círculo.Desenvolvimento: A primeira criança que estiver à direita do professor deverá receber uma ficha e começar a contar uma história bíblica com aquele substantivo. Outras crianças deverão ser escolhidas para continuar a narrativa, partindo sempre da palavra que recebeu.
BUMBALÕES
Material: balões de assoprar.Preparo: Dividir a turma em duplas e amarrar os balões nas mãos e nos pés de todos os participantes.Desenvolvimento: As crianças deverão cantar um hino escolhido e enquanto cantam, estourar os balões do seu par. Ganha a dupla que estourar menos balões.
SAI DA CASA
Material: fita crepePreparo: Marcar o chão com círculos ou X, feitos de fita crepe. Observar o número exato de participantes e marcar um a menos.Desenvolvimento: Crianças espalhadas pela sala, cada uma em sua “casinha”. Uma das crianças ficará sem “casinha”. A um sinal do professor, a criança que ficou sem casinha diz em voz bem alta: “Empresta-me a tua casinha?”. Todos os outros deverão responder: “Sim!” A seguir, trocam de casinhas, enquanto a criança sem casinha tentará ficar no lugar de alguém. A criança que ficar sem casinha deverá recitar um versículo, cantar um hino, ou contar uma história solicitada.
ETIQUETA
Material: Fichas de cartolina ( 22 X 15 ) , pincel atômico, fita crepe, papéis para anotações e lápis preto ( A quantidade deverá ser de acordo com o número de participantes).Preparo: Escrever nomes de personagens bíblicos, lugares da Bíblia, objetos, etc, nos cartões. Colar as fichas nas costas das crianças e distribuir os papéis para anotações e os lápis.Desenvolvimento: As crianças deverão estar dispostas em círculo enquanto as fichas são coladas em suas costas. A um dado sinal, elas deverão copiar o máximo de palavras possíveis, das costas dos colegas, mas cada um deverá tentar impedir que os outros copiem a sua palavra. Vencerá a criança que conseguir o maior número de palavras.
CAIXA DE OBJETOS
Material: Uma caixa grande enfeitada, objetos ( condizentes com o assunto da aula), duas vendas para os olhos.Preparo: Colocar objetos referentes com o assunto a ser tratado. Dividir a turma em duas equipes e escolher um representante de cada uma e vendá-los.Desenvolvimento: As crianças com os olhos vendados deverão ser conduzidos até a caixa onde pegarão um dos objetos aleatoriamente. Escolhidos os objetos, eles deverão tentar adivinhar o que é. Depois de descobertos os objetos, as equipes deverão verificar a que história os objetos se referem.
LETRAS DE SUCATA
Material: Tampinhas, caixas de fósforo, caixas de caldo de carne ou outras, papéis coloridos para encapar, sulfite, canetinhas, cola, durex, tesoura.Preparo: Encapar as caixinhas, ou utilizar as tampinhas. Escrever o alfabeto nos papeizinhos e cola-lo nas tampinhas, ou caixinhas. ( Escrever uns 4 alfabetos e repetir as vogais umas 5 vezes).Desenvolvimento: Os alunos deverão formar nomes dos personagens da história ou outras palavras solicitadas. Pode-se fazer uma competição entre equipes, estabelecendo regras como: formar as palavras em menor tempo, ou, formar o maior número de palavras. Pode-se, ainda, ditar as palavras para que os alunos as formem.
ALFABETO NUMÉRICO
Material: Tabela (ver modelo), cartões ( 5x5 ) de cartolina ou outro papel, pincel atômico, envelopes, lápis preto e papéis para anotações.Preparo: Reproduzir a tabela modelo ( a quantidade dependerá do número de equipes que se quer formar). Escrever números que formam nomes de personagens bíblicos, de lugares, ou ainda uma frase sobre o assunto. Cada jogo de números deverá ser colocado em um envelope.Desenvolvimento: Cada equipe receberá uma tabela, lápis, papéis para anotações e o(s) envelope(s). Em seguida, consultando a tabela, deverão abrir o(s) envelope(s) , descobrir as palavras e anotá-las.Variante: Os números da tabela podem ser substituídos por outros símbolos.

DEIXE UM COMENTÁRIO, VAI !!!!!!!